Temporada 3 - Ep. 3: Música e poesia!

Atualizado: 8 de set. de 2021





Olá! Sejam bem-vindos ao podcast do PianoBlog! Sabia que o podcast surgiu do meu blog?! Sim, visite o site carlagullopiano.com e entre no PianoBlog. Alguns episódios estão transcritos para a leitura, então você pode ouvir ou ler o nosso conteúdo. Como não temos patrocínio, esta produção é lenta, mas você pode nos apoiar nos ajudando a divulgar para seus amigos e amigas que gostem de música!

Lembra da definição de Edgar Willems do primeiro podcast desta temporada?! “A música é uma arte do movimento”, pois bem, na sequência, ele continua dizendo: “acontece no tempo tal como a dança e a poesia. Estas três artes estão unidas no ritmo. Se diferenciam segundo a matéria prima utilizada: o som para a música, o corpo humano para a dança e as palavras para a poesia”(p. 37). Este trecho está no livro “O valor humano da educação musical”.





O ritmo, como já vimos em temporadas anteriores, é um dos elementos básicos da música. Sem o ritmo, não conseguiríamos distinguir as palavras que falamos, ouvimos e lemos. Vamos ver um exemplo. Procure perceber no poema O relógio, de Vinícius de Moraes, o ritmo dos versos


O RELÓGIO

Rio de Janeiro , 1970

Passa, tempo, tic-tac

Tic-tac, passa, hora

Chega log