top of page

Temporada 3 - Ep.2: Música e dança



Estamos de volta com o podcast do PianoBlog! Se você não me conhece ainda, meu nome é Carla Gullo e sou professora de música, mais especificamente piano e musicalização. Mas eu adoro dançar! A dança é uma arte que, como a música, precisa do tempo e de espaço para acontecer. E é claro, de movimento! Mas o que difere a música da dança?

No livro “Play, sing and dance” Doug Goodkin nos instiga a pensar sobre a relação entre música e dança. Como falei antes, dançar para mim é muito divertido, é algo que eu adoro fazer. Mas para algumas pessoas, simplesmente dizem: ‘eu não danço”. Pois bem, mas, para estarmos vivos, precisamos estar em movimento: o coração bate, os músculos contraem, respiramos. Até mesmo os objetos se movem, de acordo com as descobertas da física: a matéria é energia em movimento!


Por isso, ele nos fala que estudar música é também estudar dança! Quando estudamos música estamos preocupados com o resultado sonoro; quando estudamos dança, estamos preocupados com o efeito visual. Lembra que indiquei no último podcast de você assistir a um vídeo de uma música que você gosta com os músicos tocando e apreciar os movimentos que eles fazem?! Em certa medida, existe um efeito visual provocado pelo músico ou orquestra ou banda.


Para Goodking, o poder da música está em mover o ouvinte provocando literalmente mudanças físicas em seu organismo, em seu corpo. De mudanças no batimento cardíaco, contração e relaxamento nos músculos aos nossos sentimentos e a evocação de emoções que a escuta nos provoca.


Você já sentiu que uma música te moveu de algum modo? Seja um sentimento alegre, saudoso, triste, seja um desconforto físico simplesmente pelo desagrado físico de escutar? Isso acontece comigo o tempo todo. Bem, vou propor para vocês um outro exercício: procurem a mesma música que vocês assistiram com um instrumentista, banda ou orquestra, mas de forma diferente. Será que tem um clipe de dança desta música? Um ballet, dança contemporânea, um espetáculo que fez o movimento desta música em forma de dança?!


No próximo episódio, veremos outra arte que se confunde com a música toda vez que elas se encontram: é a poesia! Aguardo vocês no próximo episódio! Até lá!


Referências:


Goodkin, Doug. Play, sing and dance: an introduction to Orff-Schulwerk. Ed. Schott, 2002.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page