top of page

Temporada 1 Episódio 1(piloto): Como ouvir música instrumental?

Atualizado: 28 de ago. de 2020



Este é o podcast do PianoBlog! Meu nome é Carla Gullo, sou professora de música (piano e musicalização) e gostaria de convidá-los para escutar algumas idéias sobre música, mas especificamente apreciação musical.


Às vezes ficamos meio perdidos(as) quando vamos escutar música instrumental. Achamos bonito, mas depois de cinco minutos a sonata para piano, por exemplo, já passa a ser muitas notas tocando, e ai falamos “nossa que comprida, que é essa música”


Para que isso não aconteça e você não se perca em muitas notas, vamos pensá-las como palavras ou sílabas. Sem fazermos de conta que é um discurso e que o compositor quer nos comunicar algo.


Assim, por mais curta (duração) que seja a obra, é uma forma de dizer a você algo pela música. Então podemos dizer que música é um discurso.

“A prô, mas e sem palavras!”


Sim, mas é musical, e a música não precisa de palavras, Ela precisa de gestos e movimento. Os músicos usam uma ferramenta muito interessante e complexa, a linguagem musical. Por isso, quando você for ouvir uma música, lembre-se de que o discurso musical é um diálogo constante a partir de um primeiro gesto ou de uma primeira melodia. Ou um fragmento de frase, como o famoso "pam pam pam pam" da 5ª. Sinfonia de Beethoven. O primeiro movimento é uma boa escolha para escutar livremente a música como discurso.


Este episódio é dedicado a todas as minhas alunas e a todos os meus alunos! Em especial, às alunas que estão em aulas online, todo o meu carinho e gratidão.

No próximo episódio, quero convidá-los a descobrir os diferentes elementos que compõem a música, a começar pela melodia. Espero vocês!



Escute o Podcast!

Spotify:


iTunes - Apple Podcasts:


Google Podcasts:


Breaker:


Pocket Casts:


RadioPublic:

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page