top of page

Temporada 1 Ep 4 - Que som é esse? Timbres!

Atualizado: 28 de ago. de 2020



Olá! Meu nome é Carla Gullo e você está no podcast do PianoBlog! Já vimos que o discurso musical tem características como a melodia e o ritmo que nos ajudam a compreender o sentido musical. Mas as propriedades do som são essenciais para entender as escolhas dos instrumentos obra para passar a mensagem musical. Uma das propriedades é o timbre!



Você sabia que cada instrumento musical tem um timbre?

Aliás, Você sabia também que cada voz humana também , ou seja, você tem um timbre de voz que é só seu? Há timbres parecidos uns com os outros, mas eles são únicos, singulares, mesmo com características semelhantes.

Por exemplo, a voz masculina e a voz feminina, instrumentos de cordas, como violino, e instrumento de sopro, violão e o piano. Cada um tem uma “cor” de som diferente. Você sabe qual é este instrumento?

(violão)

E este?

(Piano)

Vamos ver se você acertou?


O primeiro é um violão e o segundo é um piano! O Eduardo Henrique Santos gentilmente gravou um pequeno trecho da Suíte para cello nº 1 de J.S. Bach transcrita para violão e eu mesma gravei Choral Etude Op. 108, n.3 do livro 25 Melodious Studies de Ludvig Schytte (1848 - 1909).


Mesmo sem ver, sabemos qual instrumento está tocando porque já conhecemos seu timbre. O timbre, então, uma característica própria de cada instrumento ou voz identificar os instrumentos da orquestra nos ajuda a prender a atenção ouvir uma sinfonia porque a escolha daquele timbre não for aleatória. Esta característica é uma das mais importantes para reconhecermos sons diferentes numa audição e ainda se você quiser tocar um instrumento musical. Gostar do timbre é fundamental para a escolha.


Um instrumento “conversará” com outro e quando conhecemos os personagens de uma história o dialogo geralmente fica mais interessante.

Vamos adentrar um pouco mais nessa investigação de sons e descobrir porque há sons e graves. Ate breve!


Escute o Podcast! Spotify:


iTunes - Apple Podcasts:


Google Podcasts:


Breaker:


Pocket Casts:


RadioPublic:

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page