top of page

Podcast - o começo (e links de acesso)

Atualizado: 16 de jul. de 2020


Hoje é um dia muito feliz! Estamos inaugurando o Podcast do PianoBlog! A criação foi inesperada, inspirada numa aula online, durante o planejamento de aulas sem instrumento algum, a aluna estava sem instrumento por um tempo! Enquanto aguardávamos o sonhado piano, aprendemos teoria musical, leitura e um pouco de história da música! Comecei a pensar: é possível ensinar música sem tocar, há muitos conceitos musicais para serem aprendidos e ainda podem ajudar quando estivermos concentrados na prática!


Achei interessante desenvolver o Podcast, afinal de contas, a ideia é que seja um conteúdo para aprender conceitos básicos da música para uma apreciação musical mais apurada, para ampliar a escuta de quem...escuta! Como o próprio canal de comunicação enfatiza a audição, achei que, por enquanto, é o melhor espaço para me comunicar com vocês!

Pensando na acessibilidade, os áudios serão transcritos em forma de texto aqui no blog.


Os títulos terão a indicação da temporada e do episódio cujo conteúdo do post escrito corresponde. Recomendo escutar sem ler, acredito que seja uma experiência mais enriquecedora num primeiro momento, em seguida, talvez seja interessante relembrar ou estudar um pouco mais os conceitos relembrando o conteúdo pelo texto. Seria muito bom se ainda houvesse mais indicações de leitura em cada post, mas por enquanto manteremos as transcrições. Estamos montando devagarinho a ideia do Podcast.


Nesta primeira temporada, a proposta é poder ampliar a escuta da música instrumental. Eu não sei vocês, mas confesso que em alguns concertos que eu ia, ficava um pouco perdida ao escutar uma música nova, diferente. Mesmo lendo o programa bem feito pela organização da orquestra, descobri que precisava entender alguns conceitos musicais para sentir a música instrumental como um discurso ou uma 'mensagem' do compositor. Se não é propriamente um discurso com palavras, qual é a intenção? Por isso, a temporada do podcast é dividida em 8 episódios, cada um com a apresentação de um conceito diferente e, no oitavo, uma pequena análise de uma música para piano, utilizando o que foi aprendido anteriormente.


As faixas são de curta duração, para que não fique cansativo e seja uma abordagem bem objetiva. Estamos aprendendo a desenvolver o podcast, então, toda sugestão é muito bem-vinda!


Dedico este Podcast a todas as minhas alunas e a todos os meus alunos que têm me acompanhado nestes últimos anos, vocês são minha fonte de inspiração e aprendizado!

Faço um agradecimento especial às alunas que têm continuado com as aulas online e aos pais que contribuem para a manutenção do nosso espaço, mesmo na impossibilidade das aulas durante a pandemia.


Os ouvintes podem contribuir com as próximas temporadas! Mande seu comentário ou dúvida sobre algum episódio em forma de mensagem de voz ou escrito para nossas redes sociais ou para o email carlagullopiano@gmail.com. Vamos direcionar as próximas temporadas baseadas nas dúvidas e curiosidades dos nossos ouvintes!


Ainda estamos estudando um modo de agradecer esta participação, dando um bônus especial, mas ainda não estabelecemos regras para isto. E se você quiser fazer uma doação para o PianoBlog, há um link no rodapé do post.


Segue abaixo os links nos quais você pode me encontrar auditivamente ;)


Divirta-se!



Spotify:


iTunes - Apple Podcasts:


Google Podcasts:


Breaker:


Pocket Casts:


RadioPublic:

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page