top of page

Ep. 4 - Forma ternária - como identificar uma sessão


Como identificar uma sessão? Isto envolve vivenciar todos os elementos musicais ao mesmo tempo e identificar uma pequena cisão no meio do todo da música. Pense como um texto de um livro, que tem começo meio e fim, mas um livro tem capítulos, em poesia temos estrofes, sempre temos uma organização interna que forma partes dentro de um todo. A forma ternária é dividida em três partes, comumente descrita como forma A - B - A. É a forma de várias músicas famosas, como por exemplo a Sonata ao Luar. Vou fazer algo diferente neste episódio: enquanto toco a música, vou mostrando de forma breve as ideias desenvolvidas e os inícios e fim de sessões.


Até vou trazer uma pergunta do Instagram, qual forma era mais fácil de perceber a binária ou a ternária. Eu respondi que seria melhor entender a binária para identificar a ternária, mas talvez a ternária tenha a vantagem de ter mais divisões. De forma geral, a sessão B é contrastante e não necessariamente tem total relação com a sessão A. Obviamente não sai do contexto, mas pode ser bem diferente da primeira parte.

Escolhi uma música em que as sessões não necessariamente são contrastantes, muito pelo contrário. A peça de Beethoven, que faz parte de uma sonata quasi una fantasia, composta de três movimentos, é o primeiro deles.

Temos a introdução e a apresentação do motivo ou tema, há um desenvolvimento deste motivo e depois temos uma retomada à ideia inicial. Isto que irá marcar a divisão das sessões nesta peça. Seguimos para mais um desenvolvimento que irá culminar em acordes diminutos e a volta ao tema marca ao início de uma nova sessão. Embora retomemos o tema na terceira parte, ela  terá a reprodução de um trecho da primeira parte mas o desenvolvimento será diferente também, poderíamos colocar como 3 sessões que estão marcadas pela retomada de um mesmo motivo. E para finalizar o último trecho, temos a coda, que é o encerramento da música.


Esta é uma música cuja divisão das sessões pode ou ser bem compreendida ou passar despercebida: é quando o tema aparece que ocorre a divisão. Entre no PianoBlog e ouça o comentário da peça ao mesmo tempo em que é tocada.


Acesse o podcast PianoBlog pelo Spotify ou pelas plataformas de podcast como a Anchor .


2 visualizações0 comentário
bottom of page