top of page

Educação musical e educação digital

Atualizado: 22 de jan. de 2020

Semana passada, no dia 03/09/2019, participei do evento do Google em Goiânia, chamado Cresça com o Google. Participei de uma palestra habilidades digitais para professores e encontrei um material que merece ser compartilhado. Este não é um post patrocinado, mas é um assunto muito sério, ao qual precisamos dar bastante atenção, principalmente ao comportamento digital das crianças.



Como as mudanças tecnológicas acontecem em menos de um piscar de olhos, precisamos estar atentos de que a Internet e as redes sociais são ambientes digitais muito recentes. Os adultos de hoje não foram educados para navegar e utilizar os recursos digitais de forma consciente e prudente, estamos aprendendo pela prática.


Aos poucos, precisamos introduzir e estimular a discussão sobre segurança e cidadania digital na família e nas escolas para que as crianças aprendam que as ações ao clicar de um botão na tela e ao compartilhar alguma informação, seja ela qual for, tem consequências fora do mundo virtual.


Nas aulas de piano e musicalização, vejo quão grande é a influência da Internet sobre os alunos, independente da idade. E isso é fantástico! A Internet está repleta de música de todos os gêneros e informações preciosas sobre a história da música; o YouTube tem um material gigantesco sobre como tocar piano, como aprender a tocar as músicas da moda, Youtubers pianistas, professores de piano, um material enorme que aproxima da prática instrumental. O que chega em sala de aula é aprofundado e vivenciado de uma forma a acrescentar à experiência de tocar como uma ferramenta, um recurso e não um fim em si mesmo, auto-suficiente e desconectado com a realidade.



No entanto, como qualquer ferramenta, precisamos saber utilizá-la de forma consciente e segura. Sejam aplicativos, vídeos, páginas, links, devemos estar atentos se o endereço e o conteúdo é de fonte confiável e não tem a intenção de obter informações pessoais e sigilosas.


Assim, gostaria de compartilhar o material ao qual tive acesso no evento do Google, que é um Currículo de Segurança e Cidadania Digital: Seja Incrível na Internet. É um programa de ensino, pensado para alunos de 8 a 12 anos, contendo atividades que desenvolvem certas habilidades básicas necessárias para navegar na Internet, como saber compartilhar suas informações pessoais com cuidado, aprender a não cair em armadilhas da web, proteger seus segredos, aprendendo a fazer uma senha forte para proteger as contas on-line e há um tópico muito legal que é: seja gentil na Internet. Abordando as causas fundamentais de comportamentos negativos, pode-se prevenir o bullying, incentivando-as a interagir positivamente na internet e lidando com situações que sejam negativas para elas mesmas e para os demais. E claro, precisamos ensiná-las a solicitar a ajuda de um adulto confiável sempre que necessário em determinadas situações on-line (e off-line!!!)

O mais legal é que o currículo finaliza com um jogo chamado Interland, muito bonito e bem-feito,t a arte do jogo, relacionando cores e personagens a habilidades ensinadas nos desafios, qquantc e as situações dos personagens para compreender o que é ser inteligente, atento, forte, gentil e corajoso na internet. Fora que é divertido! Ao final, o jogador ganha um certificado personalizado de que é uma pessoa incrível na Internet. Olhem os meus, ganhei em todas as fases rs


O currículo e o link do jogo podem ser acessados pelo site: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br


Link para download do currículo:


Divirtam-se e me contem se encontrarem algo bem legal on-line e off-line sobre música e tecnologia!


Prô Carla Gullo



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page