Qual foi a primeira música do mundo?!


Alguém sabe aí qual foi a primeira música do mundo?  Bom, eu morro de curiosidade para saber que melodia que foi tão legal, tão bonita que todo mundo começou a imitar! Como ainda a máquina do tempo ainda não foi inventada, fico apenas imaginando: um menino que resolveu imitar o vento, ou uma menina que resolveu brincar com o passarinho e sem perceber, começou a cantar! 

Nossa, deve ter sido lindo! Mas como a gente não sabe e não ficou ninguém pra contar, teve uma pedra que ficou e contou para a gente, não a primeira das músicas, mas a composição mais antiga que conhecemos da Grécia Antiga. Uma pedra funerária, encontrada em Aidine, na Turquia. Ela foi escrita no século I d. C., ou aproximadamente há vinte séculos!!! 

E não é que a pedra ficou pra conversar com a gente mesmo?! Está escrito nela: 

"Eu sou esta pedra, um ícone.

Seikilos colocou em mim

um símbolo eterno

da lembrança imortal." 

Olha que legal, não sabemos quem foi Seikilos, mas ele escreveu algo muito importante nesta pedra, que ficará para sempre, um símbolo eterno. E a pedra ainda está por aqui, ela foi preservada com muita dificuldade, fugindo das guerras até os museus. Se você quiser visitá-la, como eu quero um dia, ela está em um museu de Copenhagen, na Dinamarca.  

Que lembrança imortal Seikilos colocou na pedra? Bom, depois da apresentação, há um texto escrito mais abaixo com várias letrinhas e sinais em volta dele: é uma composição musical! Estes sinais indicam como deve ser cantado, quais intervalos ou distâncias entre as notas são usados entre uma sílaba e outra! Aposto que você imaginou em algum momento que as cinco linhas que utilizamos para escrever uma música sempre existiram e que era o único jeito de registrar uma composição musical! Então, não se preocupe se você não sabe ler partitura e quiser compor, você pode compor do jeito que quiser!