A família do Piano III: o Órgão


O bisavô do piano, é considerado o instrumento musical mais complexo de todos! É o Órgão, um instrumento que tem origem no século III a. C.(!!!) Esta beleza é um órgão de tubos do século XX, feito por Giovanni Tamburini e está na cidade do Rio de Janeiro, na Escola de Música da UFRJ.

Você acredita que, para tocar o bisavô do piano, temos que tocar vários teclados de uma vez só?! Assim como qualquer instrumento de teclas, podemos tocá-los com as mãos e ainda, com os pés! As pedaleiras formam um teclado sob os pés do organista e cada pedal corresponde ao som dos teclados das mãos!

Mas como que o bisavô do piano produz som? Antes das cordas fazerem parte dos instrumentos de teclado, cada som era obtido por tubos diferentes (quanto maior a altura e o diâmetro mais grave e quanto menor, mais agudo). Eles vibram pela pressão do ar produzido por foles ou pressão hidráulica.


A beleza da arte de tocar Órgão é uma técnica chamada registração. O organista faz uma combinação de dispositivos, denominados registros, que possibilitam as mudanças de timbres. De uma forma mais complexa e mais variada que o cravo, também podemos programá-lo para produzir diferentes sons!

O bisavô do piano é resultado de algumas transformações. Ele também tem ancestrais. Cetesbius provavelmente fez o primeiro órgão de tubos em Alexandria, no século III a. C., acredita?! Os tubos produziam som por meio de correntes de ar formadas pelo movimento da água que passava por eles! Devia ser um som muito bonito, servia como decoração de palácios (e dizem que davam um ar misterioso e mágico ao ambiente).

Cinco séculos depois, os romanos utilizavam foles no lugar de água e o som era tão grandioso, que o órgão era utilizado nas arenas e com fins militares. Chegando no barroco, o bisavô do piano começa a se estabelecer nas Igrejas, que proporcionaram a sonoridade grandiosa conhecida por nós atualmente!

Acredito que esta música todo mundo já ouviu algum dia e aprendeu a identificar o som do órgão: a Toccata e Fuga em Ré menor de J. S. Bach (BWV 565). E é a minha preferida para ouvir o bisavô do piano ! Assista a peça no vídeo abaixo!

Divirta-se e encontre outras músicas para órgão!

Referências:

The Harvard Organ Society. Disponível em: http://www.hcs.harvard.edu/organ/organs.php, acessado em março de 2017.

Órgão. Site Música Brasilis. Disponível em: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/orgao, acessado em março de 2017.

Órgão. In: DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: Ed. 34, 2004. p. 236 e 237.

Imagem 1: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/orgao

Imagem 2: http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1112:concerto-abre-festival-de-reinauguracao-do-orgao-tamburini&catid=91:arquivo&Itemid=86


294 visualizações

Entre em contato! 

Endereço: Avenida T-2, Edifício Focus, sala 601. Setor Bueno. Goiânia - GO

carla.gullo@gmail.com

Tel: 062 996377241 (Whatspp)

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2020 por Carla Gullo