A Família do Piano: o Pianoforte


Você sabia que o Piano tem família?! Ele não nasceu de uma vez, nem foi do jeito que conhecemos hoje em dia. Bartolomeu Cristofori, um italiano do séc. XVII/XVIII é conhecido como o inventor do piano, mas na verdade, ele fez o antecessor, chamado pianoforte.

O pianoforte tem esse nome porque não havia um instrumento de teclas que fizesse o que ele fazia: um som forte e um som piano no mesmo instrumento (em italiano, piano significa suave, leve, sabia?!) e o mais legal, ao mesmo tempo!

O instrumento da imagem acima pertenceu a Wolfgan Amadeus Mozart e está em exposição no museu criado no mesmo prédio onde, em um dos andares, Mozart viveu com a família, conhecido como a Casa de Mozart (Mozarts Geburtshaus), em Salzburg. Além dele, Beethoven, Haydn e muitos outros compositores compuseram ao pianoforte. Aqui embaixo, temos uma peça conhecida de Mozart tocada no pai do piano. É interessante, conhecemos as músicas de compositores famosos pelo som do piano e da orquestra, mas aposto que você nem imaginava que eles fizeram composições em outro instrumento, com outro som!

E será que o piano tem vô?! Claro! O Bartolomeu Cristofori buscou aperfeiçoar o som e a resistência de um instrumento de teclas chamado Cravo. Ele não tinha mudança de intensidade, ou seja, o som do instrumento era 'pequeno': se apertasse a tecla mais forte, a intensidade de som era a mesma. Quem estuda piano, sabe que, quanto mais forte a gente aperta a tecla, mais som sai do instrumento! O pianoforte tem essa característica e continuou no piano que conhecemos hoje. Ah, e as cores do teclado são invertidas! A maioria de teclas são pretas, você viu?! Muito bonito!

Aproveite e assista a bela peça de Mozart, variações em Dó Maior, que são várias versões sobre a melodia muito famosa pelas crianças: Brilha brilha estrelinha! Escute que maravilha o compositor faz com apenas um tema!

Até mais!

#Piano #Pianoforte #Mozart #SéculoXVIII

0 visualização

© 2020 por Carla Gullo

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

Endereço: Avenida T-2, Edifício Focus, sala 601. Setor Bueno. Goiânia - GO

carla.gullo@gmail.com

Tel: 062 996377241 (Whatspp)

Entre em contato!