top of page

Quem é a Prô Carla?!


Quem é a Prô Carla? Eu gostaria muito de escrever, em poucas palavras, quem eu sou e, principalmente, o que me faz professora de Piano e Educadora Musical. Mas é difícil, né?! Nem sei se é possível. Uma das maneiras que encontrei de começar a explicar para vocês as minhas ideias sobre o que é uma educação musical e pianística de qualidade é disponibilizar um artigo que escrevi ano passado, publicado nos anais do XVI SEMPEM (Seminário Nacional da Pós-Graduação em Música da UFG).

O título do artigo é: As Oficinas de Música e a abordagem criativa em Educação Musical: a interação professor-aluno em sala de aula. É um estudo introdutório sobre abordagem criativa de ensino, baseada na criação musical como base para o ensino de música. Neste sentido, destaquei o papel do professor, que conduz e estimula a criatividade, e a interação com o aluno, que é levado ao aprendizado da música pela descoberta, a partir da experiência de criar, compor, experimentar sons.

Deste modo, o professor não impõe conteúdos, mas interage de forma diferenciada, para que o aluno aprenda os conteúdos a partir da curiosidade, da experiência e da criatividade. Assim, aprender música pode deixar de ser algo forçado para emergir da espontaneidade e do gosto pela música.

Apesar de não ser o ensino do piano o foco do estudo, as motivações do artigo foram provenientes das aulas e do meu papel como professora de piano.

Então, não é fácil falar quem a gente é, mas dá para começar a explicar compartilhando ideias :)

O texto é comprido, mas reserve um tempinho para ler! Se você, por ventura, não conseguir acessar o link, me mande um e-mail e enviarei o arquivo: carla.gullo@gmail.com.

Até breve!

Arquivo em pdf:

Anais do XVI SEMPEM:

80 visualizações0 comentário
bottom of page